quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

"SANTOS" um filme de Edu Costa

No que você deposita a sua fé?

Fé é imagem, é patuá? Fé é ação? Fé é responsabilidade? Fé no ser humano? Fé em Deus?

Trajetórias e cotidiano de homens de fé são explorados no filme Santos de Edu Costa.
Dudu faz uma emblemática e crítica leitura sobre a atuação social de uma determinada igreja evangélica no amparo e tratamento a usuários de droga.

No filme Santos, Edu Costa abre portais de discussão sob diferentes focos: desde a economia em torno do negócio religião, às necessidades e dilemas de pessoas que recorrem a igreja como meio de superação do vício, à formas que pessoas encontram para praticar caridade e solidariedade.

Um mundo de homens que cuidam de homens em nome de Deus?

Histórias de vida, depoimentos, fotografia, sonorização e o contraponto do historiador entrevistado compõem um complexo diálogo sobre o drama das drogas. Responsabilidade, coletividade, individualismo, fé, Deus.

Um filme que nos faz refletir sobre nossos dogmas. Que nos faz pensar sobre um mundo globalizado com uma crescente sociedade individualizada.

Um comentário:

  1. Quase caí da cadeira de alegria quando Dudu agradeceu minha presença na exibição de lançamento do filme Santos e perguntou o que tinha achado. Parceiro de algumas boas prosas e momentos memoráveis.
    Eu acompanhava, nem sempre próxima, a trajetória artística e de produção cultural/intelectual desse amigo. Os dilemas, os questionamentos, a falta de investimento, recursos, preconceitos, arte engaiolada. Enfim, contingências que somente pessoas de fé e determinação conseguem superar.
    Dudu é um realizador. Um realizador com olhar sensível, estético, crítico, original, ético.
    Como educadora, mãe e ser plenamente social indico que o filme Santos seja apresentado em escolas, comunidades, universidades e explorado pedagogicamente. Que adentre nossos lares para analisarmos essa realidade com nossa família.
    E eu, simples leitora e espectadora, agradeço por sua contribuição e pelo espaço à crítica. Aguardando a realização de sua próxima obra, registro minhas notações perguntantes sobre Santos – um filme de Edu Costa.
    Mari Vanzuita
    Janeiro, 25 de 2012

    ResponderExcluir