quinta-feira, 19 de maio de 2011

LEMBRANÇAS DE OUTROS TEMPOS...

 Tudo hoje é um pouco diferente. Não tenho mais 33, o casamento acabou, a cozinha experimental não existe mais, prefiro outras músicas. O lugar do espaço multicultural e o trabalho com as mulheres ainda habita meus sonhos, amo arte e a Gastronomia é uma das expressões mais fascinantes. Ainda quero uma casa donde eu sinta o mar. Por hora, vejo o mar todos os dias a caminho do trabalho. Às vezes esqueço que fui alguém que está adormecido em quem sou. 

Itajaí On Line Entrevista
Entrevista: Maristela Vanzuita, Chef de Cozinha”
“Faça bem feito e acredite na sua capacidade”

Perfil

Casada, dois filhos, 33 anos, Pedagoga e Chef de Cozinha, Maristela Vanzuita é uma pessoa que busca usar os seus conhecimentos para ajudar os outros.
Ela desenvolve um trabalho social na sua cozinha experimental e tem planos para criar um espaço multicultural para mulheres.

Melissa Aragão
Melissa – Você é Pedagoga, Mestre em Educação, como surgiu a vontade de fazer Gastronomia?
Maristela – Fui criada por minha avó e aprendi a ler lendo as receitas para ela. Quando minha avó foi perdendo a visão, eu tinha uns cinco ou seis anos, eu lia as receitas pra ela e fazia o pré-preparo, mas ela não me deixava chegar perto do fogão. É engraçado dizer, mas quando casei só sabia fazer ovo cozido, macarrão instantâneo e nega maluca. Sempre gostei da cozinha, mas acabei seguindo outro caminho.

Melissa – Por quê?
Maristela – Por uma questão de oportunidade mesmo. Como aluna do Magistério fui convidada para ser professora auxiliar e depois assumi uma classe. Trabalhei em sala de aula durante cinco anos. Depois nasceu minha filha, fiquei parada um tempo. Mais tarde voltei a lecionar, trabalhei com formação de adolescentes e adultos. Surgiu então a oportunidade de fazer um Mestrado, nesta altura já tinha nascido meu filho. Conclui o Mestrado. Dei um tempo nos estudos e voltei depois para fazer Gastronomia, uma paixão minha desde a infância.

Melissa – Mas você concilia hoje estas duas atividades?
Maristela – Sim, com os meus estudos na área da Educação eu me dediquei a pesquisar os problemas sociais, principalmente no que tange às mulheres. Com estes conhecimentos, aliados com a minha formação de Chef de Cozinha, eu desenvolvi um projeto para oferecer formação profissional de auxiliar de cozinha para mulheres de Itajaí, com o objetivo de dar uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho para elas.

Melissa – Você já colocou em prática este projeto?
Maristela – Com o apoio de alguns parceiros, como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Itajaí, começamos o primeiro módulo este ano, tenho quatro alunas do Bairro Nossa Senhora das Graças freqüentando o curso. Quando terminar, elas terão toda a base de como funciona uma cozinha, desde a higienização dos alimentos, cortes, caldos base, poderão trabalhar em qualquer restaurante.

Melissa – Você se sente realizada?
Maristela – A realização deste projeto da cozinha experimental representa a realização de um sonho, mas quero mais. Pretendo ainda fazer um centro multicultural para mulheres, ensinando não só a parte de Gastronomia, mas a arte em geral. A arte te dá elementos para criar e ser mais crítico.

Melissa – Outros sonhos?
Maristela – Eu vivo o hoje, procuro desfrutar da vida no presente. Mas ainda quero morar na beira da praia, ouvindo e vendo o mar todos os dias.

Melissa – Qual conselho você daria para as pessoas que estão correndo atrás dos seus sonhos?
Maristela – Acredite na sua capacidade e faça bem feito aquilo que você acredita que pode fazer.

Melissa – Agora eu falo uma palavra e você diz o que representa isto pra você:
Comida preferida – Sopa de legumes
Lugar – Itajaí
Música – Guita (Raul Seixas)
Frase: “Vamos curtir a vida, viver o presente”
Amor – Minha família
Sucesso – O tempo presente
Trabalho – Realização

Nenhum comentário:

Postar um comentário